Se você faz parte do mundo do entretenimento, é provável que
sua casa de eventos tenha um site. Você já pensou em como otimizar seu conteúdo
e atrair mais visitantes?
De uma maneira prática, isso significa mais clientes
em potencial para seu produto também.
A pergunta mais comum nesses casos é: como eu utilizo a
internet para promover minhas festas e meus eventos culturais? Essa resposta
pode ser encontrada facilmente em nosso artigo.
Nas dicas de hoje, continuaremos falando sobre promover sua
casa noturna por meio do marketing digital. Porém, vamos dar atenção a algo que
poucos sabem, mas que é essencial para otimizar conteúdos online.
São os mecanismos métricos de marketing digital que vão te
ajudar a ter um controle de suas postagens e do alcance de sua página. Aqui,
nós vamos te mostrar como trabalhar com uma das mais importantes: o chamado
PPC.
O que é PPC e o que eu posso fazer com isso?
PPC é o pagamento por clique. Quando você entra em páginas
como o Google Adwords, um valor é dado para cada termo pesquisado. Geralmente,
o formato de cobrança oferecido aos anunciantes nesses sites é o do PPC.
As vantagens de trabalhar com essa métrica são inúmeras.
Você só paga quando um usuário efetivamente clica em seu anúncio. Isso
significa que você não é cobrado para colocar uma propaganda na página.
Se você está se perguntando como saber quanto o anunciante
paga por cada clique, é importante analisar a métrica que define essa ação,
chamada de CPC ou custo por clique. O PPC e o CPC devem caminhar juntos.
Agora que você já sabe as definições, vamos nos aprofundar
nas métricas corretas para ter uma campanha com PPC de sucesso. Quando você
está trabalhando com essa forma de cobrança, todo cuidado é pouco.
Ponto de partida: métricas focadas nos dados numéricos
Uma ótima maneira de começar sua campanha para casas
noturnas é analisando uma métrica de tráfego online. É provável que, se você já
tem experiências com o marketing digital, o CPC e CTR sejam conhecidos.
Como já falamos aqui, o custo por clique deve ser analisado
como ponto de partida. Quanto custa determinada palavra? Vale a pena utilizá-la
em detrimento da mais barata? A comparação, nesses momentos, é a melhor
escolha.
A taxa de cliques, ou CTR, indica uma relação entre a
quantidade de vezes que alguém clicou no
anúncio e a quantidade de exibições.
Se você criou um anúncio para Facebook, ele pode ter alcançado 500 exibições.
Com elas, 50 cliques podem ter sido gerados.
Esse tipo de métrica vai te dizer se o anúncio que sua
página está promovendo tem a capacidade de ser atrativo ao cliente. Um CTR de
10%, mesmo que te pareça um número baixo, já é um bom atrativo.
Segundo passo: métricas de conversão
Essa métricas são mais especializadas. Elas se referem aos
custos por lead feito no site, ou apenas por aquisição de produtos ou serviços
de seu empreendimento.
O chamado CPL, ou custo por lead qualificado, é a primeira
medida que você pode utilizar. Ela te diz o valor de cada um dos leads gerados.
Para isso, você vai precisar destacar a quantidade
investida, tanto no anúncio em si, quanto nas taxas de inclusão de plataformas
como o Google e o Facebook.
Anote: uma maneira inovadora de utilizar as métricas de
conversão não está apenas em considerar os leads de websites. Você deve
analisar também as ligações telefônicas, que podem ser uma ótima fonte de
leads.
Último passo: utilização do ROI
O ROI é uma sigla em inglês para o retorno sobre o
investimento. Ele é um dos mais importantes e detalhados indicadores do
desempenho de campanhas.
Uma boa notícia é que é muito simples calcular o ROI de seu
investimento. Basta dividir o total da receita gerada por seus anúncios pelo
investimento inicial.
Assim, você verá que, por exemplo, para cada R$2,00
investidos, você teve um retorno de R$8,00 em seu caixa.
Por meio desse indicativo, você pode comparar as vendas
geradas por um determinado anúncio, o custo por clique desse material,
finalizando com o retorno gerado.
Uma análise comparativa entre várias campanhas irá te dizer
qual das estratégias funciona melhor. Depois, é só seguir a mesma linha de
atuação no futuro.
Dicas extras: como calcular cada um dos indicadores
CTR: cliques / exibições * 100
CPL: investimento no anúncio / leads gerados de
diversas fontes
Podemos considerar as fontes como sites,
chamadas telefônicas ou vendas.
ROI: receita gerada por toda a campanha /
investimento inicial
Agora que você já
sabe como medir suas campanhas de gerar cliques para promover eventos,
lembre-se de utilizar uma plataforma completa para organizar suas festas.
Conheça a ideia do Vipme em nosso site
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