Se você produz
eventos ou é dono do seu negócio, é provável que já tenha pensado em como
alavancar o público de uma festa ou cerimônia. Com o crescimento do acesso à
internet, muitos gestores já estão investindo em divulgação online. Para começar
a promover seu negócio no meio digital, algumas dicas são essenciais. Foi por
isso que disponibilizamos esse guia prático, que pode ser consultado e
utilizado em seus primeiros passos.
Você já se
convenceu de que fazer divulgação online é realmente uma boa oportunidade, mas
fica apreensivo com a concorrência? Isso é totalmente normal. De fato, a internet
é enorme e abriga as mais diversas propostas. Por isso, é necessário se
aprofundar nas ferramentas e websites que possibilitem um planejamento
estratégico de sua página.
Muitos
empreendedores já cometem o erro inicial de sair explorando websites de
palavras-chave, sem ao menos realizarem uma pesquisa prévia. Vá com calma, você
não deve atropelar as etapas de seu planejamento se deseja resultados mais
precisos. Antes de utilizar qualquer tipo de programa, você pode fazer uma
pesquisa de nichos de mercado.
Pesquisas de nicho: como fazer?
Os
nichos de mercado são como parcelas menores de um grande segmento. Por exemplo,
você que é empreendedor de uma casa noturna, está no segmento do
entretenimento. Porém, esse mercado pode se dividir em centenas. Há alguns passos
são básicos para entender melhor o mercado que você procura atingir.
Conheça sua audiência
Para quem é o evento que você
está produzindo? Qual a faixa etária dos frequentadores? Do que essas pessoas
gostam? Que tipos de música escutam? Todas essas perguntas são essenciais para
definir seu público. Assim, você já terá a base para montar postagens com
palavras-chave.
Pesquise sobre as demandas de seu público
Provavelmente você já
ouviu falar que a internet tem de tudo. É por isso que se torna tão complicado
achar um mercado totalmente novo. Porém, não se preocupe, pois todos os
segmentos têm carências. Sua tarefa é achar o que falta para satisfazer o
público alvo. Sobre o que eles gostariam de saber mais?
E as ferramentas de SEO?
Depois de
traçar um nicho, você finalmente poderá se dedicar às palavras-chave e às
técnicas de texto. Muitos consideram essa etapa trabalhosa, mas com os passos a
seguir, você poderá alcançar êxito sem dores de cabeça.
Passo 1: monte uma planilha de base para seus eventos
As pesquisas de técnicas
de SEO podem chegar a resultados de muitas palavras. Uma boa dica é manter uma
lista de termos que podem ser utilizados com segurança na maioria de seus
posts, sem que isso afete o nicho escolhido. Ela pode ser feita em Word, Excel,
ou até mesmo à mão.
Passo 2: utilize a página inicial do Google
Basta digitar uma palavra
ou começo de frase para ativar o mecanismo de sugestões de buscas do Google. Fique
atento aos termos utilizados, eles mostram o que as pessoas mais procuram em relação
a dado assunto. Não se esqueça de adicionar essas sugestões à sua lista.
Passo 3: consulte ferramentas de palavras-chave
Agora, você já está pronto
para analisar sua lista de palavras. Isso pode ser feito por meio de diversos
programas online, que são práticos e fáceis de mexer. Uma ferramenta muito
eficiente é essa aqui, criada pelo site
MOZ. Também temos outras opções, como essa
simples plataforma. Alguns websites produzem uma análise mais detalhada, mas
cobram por isso. Se você procura algo mais visual para, por exemplo, mostrar a
um cliente, tente esse
programa, que dá uma
análise bem aprofundada dos termos.
Passo 4: utilize o Google Adwords
Para complementar suas buscas, essa é uma boa ferramenta. Ela é simples e intuitiva, e pode comprovar dados obtidos com outros programas. Você deve ficar atento ao campo de "ocorrência" das palavras que quer pesquisar. Está com dúvidas sobre o Adwords? Mande para nosso blog, que resolvemos!
Passo 5: saiba onde aplicar esses termos
Para melhores resultados,
utilize-os em títulos e subtítulos. Se possível você deve destacá-los em
negrito ou itálico, por exemplo. Lembre-se de colocar esses subtítulos e
quebras por todo o texto. Assim, o leitor não desvia a atenção.
Agora que você já sabe como
produzir uma divulgação otimizada e pensada para o sucesso, falta só achar uma
boa plataforma para produzir um evento. Você deve estar se perguntando: onde
posso utilizar tudo que aprendi para criar boas postagens?
Nosso site oferece opções acessíveis e organizadas
para seu planejamento. Basta inserir a porção de textos com as palavras-chave
em sua nova página e deixar que o público aproveite o que você tem a oferecer.
Gostou desse artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber mais conteúdos como este!
Comentários
Postar um comentário